quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Big Bang: O homem tenta recriá-lo!

Um gigantesco acelerador de partículas, com o nome de LHC (sigla em inglês de Large Hadron Collider - Grande Colisor de Hádrons), o maior e mais complexo instrumento científico já construído, foi hoje acionado na Suíça. Considerado a mais importante experiência da história da humanidade vai tentar recriar Big Bang. O projeto está em preparação há vinte anos com um custo estimado em mais de 3 bilhões de euros foi projetado para atirar partículas de prótons umas contra as outras quase à velocidade da luz. A libertação maciça de energia causada pelo choque das partículas simularia as condições após a explosão que deu origem ao universo, o Big Bang.

O acelerador foi construído pela Organização Européia para Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês) em um laboratório subterrâneo na fronteira franco-suíça. É a maior máquina alguma vez construída pelo homem, tem 8 quilômetros e meio de diâmetro, formando um círculo com quase 28 quilômetros.

Hoje, esta é a manchete de vários jornais e blogs, ainda não está nas rodinhas de amigos e dos barzinhos... Repassem a informação, precisamos estar atentos e interagir para saber onde isso vai dar!

A notícia está "chocando" muita gente pois, temem que esta invenção anteceda "o fim do mundo!"

Ou se enxergarmos por outro ângulo; podemos ver a capacidade de investir milhões em projetos que visam "desmistificar" a teoria do criacionismo, enquanto muitos de nossos irmãos morrem de fome, sede e doenças incuráveis. Corrijam-nos se estivermos equivocados; precisamos mesmo desta descoberta agora? Em que irá beneficiar a humanidade? Com tanta evolução científica, recursos enfim, por que não identificam algo que possa resolver a problemática do aquecimento global, por exemplo?




Disponível em: http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=16350

Nenhum comentário: