sábado, 4 de outubro de 2008

Profissão: Prefeito

Na ultima edição do Jornal da Globo (03/10/2008), vimos que dentre os 380 mil brasileiros que desejam cargo político, a maioria são prefeitos em exercício, que desejam a reeleição e já consideram o cargo de prefeito como profissão.

“As pessoas não se formam prefeito. Elas são prefeitos por um determinado período de tempo e, a partir daí, uma vez quando largam seus mandatos, quando voltam pra casa, reassumem sua profissão atual. Então política não é profissão. Política é representação e essa representação dura quatro ou no máximo oito anos”, esclarece Malmo Camargos, cientista político.
Já para vice-prefeito os agricultores (1.834) aparecem no topo seguidos pelos comerciantes (1732) e empresários (1151). “Quando você vai montar a sua chapa normalmente os candidatos pegam os vice mais populares que dêem entrada em áreas que eles não têm”, diz o cientista político.
A eleição para vereador é considerada a menos elitizada, a mais democrática de todas. A extensa lista de profissões tem professor, bombeiro, engenheiro, encanador, cabeleireiro e barbeiro, dona de casa, carpinteiro, coveiro, governanta, e aposentado.
“É mais fácil você ser vereador. É uma campanha mais barata, você precisa menos apoio político. Candidato a vereador tá mais próximo do cidadão comum”, explica Carlos Ranulfo, pesquisador e cientista político - UFMG.
A lei eleitoral não faz restrição às profissões. Qualquer um pode se candidatar. Só de agentes funerários, são 67 querendo ser vereador e dois, prefeito.

Disponível em: http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL784837-16021,00-PESQUISA+REVELA+QUAIS+SAO+AS+PROFISSOES+DOS+CANDIDATOS.html . Acesso: 04/10/2008.

domingo, 21 de setembro de 2008

Saudando a nova estação:

A Primavera iniciará as 12h e 44min do dia 22 de setembro de 2008!!!

Primavera
Maurício Manieri

Composição: Cassiano, Sílvio Rochael

Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Que eu quero estar junto a ti
Porque é primavera
Te amo
É primavera, te amo
Meu amor
Trago essa rosa, para lhe dar
Trago essa rosa, para lhe dar
Trago essa rosa, para lhe dar
Meu amor
Hoje o céu esta tão lindo, vai chuva
Hoje o céu esta tão lindo, vai chuva
Hoje o céu esta tão lindo, vai chuva
Hoje o céu esta tão lindo.

http://www.cptec.inpe.br/clima/estacoes/primavera/primavera.shtml
http://letras.terra.com.br/mauricio-manieri/47359/

***********


quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Esporte para todos!

Nas ultimas Paraolimpíadas, pudemos observar que cada vez mais, o esporte tem sido um exemplo de inclusão, criando possibilidades para que os atletas participem em modalidades, com especificidades de acordo com a deficiência dos competidores e se dividem em corridas, saltos, lançamentos e arremessos.
Nas provas de pista (corridas), dependendo do grau de deficiência visual do atleta, ele pode ser acompanhado por um atleta-guia (que corre junto ao atleta ligado por uma cordinha. Ele tem a função de direcionar o atleta na pista, mas não devem puxá-lo, sob pena de desclassificação).
O que também nos chama atenção, é que dificilmente são citados os nomes dos profissionais que acompanham os competidores com deficiência visual (os guias), não que eles sejam mais importantes, e sim, por serem atletas também; profissionais que deveriam ser divulgados junto aos atletas em competição.
Os torneios seguem as regras da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), com algumas modificações que possibilitam ao atleta competir (uso de próteses, cadeira de rodas ou ser acompanhado por um guia), no entanto sem dar-lhes vantagem em relação aos seus adversários.
O Brasil saiu de Pequim este ano, 2008, com 47 medalhas (16 de ouro) e a melhor colocação nos jogos Paraolímpicos, em 9º lugar.


Disponível em:
http://diferencaediversidade.blogspot.com/2008/08/modalidades-paraolmpicas.html. Acesso: 17/09/2008
http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2008/09/17/brasil_conquista_recorde_de_medalhas_nas_paraolimpiadas_de_pequim-548257509.asp. Acesso: 17/09/2008

Ferramenta de protesto em site de relacionamento: Funciona mesmo?!

“A rede Globo laçou neste domingo (7) o novo portal Globo Amazônia, qualquer internauta poderá vigiar o desmatamento da floresta e protestar contra sua destruição.
O usuário vai poder monitorar o avanço da destruição por meio de um mapa interativo disponível no portal e também dentro do Orkut”.

Hoje ao visitar meu profile (perfil no site), resolvi conhecer, adicionar o aplicativo e convidar alguns amigos para participar também. É uma ferramenta bastante atraente, acessível, auto-explicativa... enfim; realmente é uma forma democrática de monitoramento e protesto.
A priori, pude observar também, mais uma grande sacada dos idealizadores deste projeto; cada usuário do “Orkut”, pode “competir” a quantidade de protestos com seus amigos para alcançar o lugar mais alto no “ranking” e com isso os objetivos vão sendo alcançados mais rápido.
Além disso, são disponibilizadas notícias relacionadas, e a cada clique registrado, os protestos dos internautas podem se transformar em reportagens no
Globo Amazônia e no Fantástico.

Mais informações, acesse: http://www.globoamazonia.com/Amazonia/

Gardenia Amorim de Moura
Graduada em Normal Superior - FTC EaD
Santo Estevão - BA

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Suspirem garotas! Prestem atenção garotos! ****** Ele está de volta!!!

O nosso querido, lindo, simpaticíssimo e amado Professor MARCIO AUGUSTO SANTOS DOREA, mais conhecido como Marcio Dórea, estará pela segunda vez no Programa Aprovado da rede Bahia, afiliada Rede Globo. (próximo sábado, 13/09/2008, as 08:00hs.)
ibahia.globo.com/aprovado
Tivemos a honra e o privilégio de conviver com essa ilustre figura, em julho de 2005, no Curso de Normal Superior – C1. FTC EaD, em ASE (Abordagens Sóciopolíticas da Educação). Nos ajudando a tornar-mos sujeitos transformadores da realidade, junto as teorias de Émille Durheim, Max Weber, Paulo Freire, Rubem Alves entre outros, marcando sempre suas despedidas no final das aulas com seu inédito “um beijo pra vocês!!!”... Nooossa! Eu só faltava tomar o telão para o beijo pegar exclusivamente em mim, já que os meninos, o recusavam (risos).
Nosso Mestre, é Graduado em História – UEFS, professor da FTC-EaD e é natural de Santo Amaro – BA.
Se Deus permitir, num perco essa edição do aprovado por nada, que, aliás, é sempre um programa “show”, pois modéstia à parte, é apresentado por nada mais nada menos que o Professor Jorge Portugal, que também é um parceiro da FTC EaD, em cursos de nivelamento e outros.

Foto (Marcio Dórea) - Disponível em: www.moodle.ufba.br/user/pix.php/1716/f1.jpg

Gardenia Amorim de Moura

Graduada em Normal Superior - FTC EaD

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Big Bang: O homem tenta recriá-lo!

Um gigantesco acelerador de partículas, com o nome de LHC (sigla em inglês de Large Hadron Collider - Grande Colisor de Hádrons), o maior e mais complexo instrumento científico já construído, foi hoje acionado na Suíça. Considerado a mais importante experiência da história da humanidade vai tentar recriar Big Bang. O projeto está em preparação há vinte anos com um custo estimado em mais de 3 bilhões de euros foi projetado para atirar partículas de prótons umas contra as outras quase à velocidade da luz. A libertação maciça de energia causada pelo choque das partículas simularia as condições após a explosão que deu origem ao universo, o Big Bang.

O acelerador foi construído pela Organização Européia para Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês) em um laboratório subterrâneo na fronteira franco-suíça. É a maior máquina alguma vez construída pelo homem, tem 8 quilômetros e meio de diâmetro, formando um círculo com quase 28 quilômetros.

Hoje, esta é a manchete de vários jornais e blogs, ainda não está nas rodinhas de amigos e dos barzinhos... Repassem a informação, precisamos estar atentos e interagir para saber onde isso vai dar!

A notícia está "chocando" muita gente pois, temem que esta invenção anteceda "o fim do mundo!"

Ou se enxergarmos por outro ângulo; podemos ver a capacidade de investir milhões em projetos que visam "desmistificar" a teoria do criacionismo, enquanto muitos de nossos irmãos morrem de fome, sede e doenças incuráveis. Corrijam-nos se estivermos equivocados; precisamos mesmo desta descoberta agora? Em que irá beneficiar a humanidade? Com tanta evolução científica, recursos enfim, por que não identificam algo que possa resolver a problemática do aquecimento global, por exemplo?




Disponível em: http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=16350

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Apesar dos 50, o Debate foi 100...

"O Debate seria mais "rico" se pudéssemos contar com a presença de todos os candidatos" (José Agnaldo)

Já passava das 19 horas, logo na entrada recepcionando, estavam: De um lado a comitiva de Rogério e óbvio; ele à frente. Do outro, o Professor Laudeci com todos os seus discretos admiradores...
Aproximando-se das 20 horas, a situação era a mesma, nenhum outro candidato "dava as caras", fazer o quê? O debate precisava começar, e com apenas os candidatos Rogério Costa (DEM) e o Prof. Laudeci (PC do B) iniciou-se o 1º Debate Político com os Candidatos a Prefeitura de Santo Estevão, promivido pela APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia), em 21/08/2008, na quadra do Colégio Viramundo.











A comissão organizadora, representada pelos Professores Ildo e José Agnaldo fez a abertura, convocando os presentes e para cumprir as normas do debate; os ausentes: Delson de Geraldo (PMDB), Edvaldo Freitas (PT), Zé da Ré (PDT) e Ferreirinha (PPS).
O candidato do PT, Edvaldo, justificou sua ausência, através de um ofício direcionado a APLB, alegando ter que comparecer a uma "reunião com o Partido...". Os outros se quer mandaram um recado pelo vizinho... Aliás, um deles, José Ferreira (Ferreirinha), resolveu chegar depois... "Quem sabe não foi propositalmente?!” Até porque, conseguiu chamar atenção e garantiu seu lugar em meio à bancada. Foi um "espetáculo".
O debate foi dividido em 3 (três) blocos. Os candidatos defenderam suas idéias, discutiram entre si e responderam aos questionamentos dos eleitores presentes (vale ressaltar que; as perguntas foram encaminhadas aos candidatos por uma espécie de ficha, distribuída aos espectadores pela coordenação do evento e depositadas numa urna).

Em suas considerações finais, os debatedores demonstraram segurança, esperança, emoção, empatia e claro... carisma.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O Céu não é mais o limite! (Pelo menos para o marketing do Yahoo! Brasil)

Alô, alô, marciano!
Aqui quem fala é da Terra
Pra variar estamos em alta
Produzimos até eclipse
O ser humano ta na maior fissura porque
Ta cada vez mais
artificial naturally

Al, al, al
Naturally


Alô, alô, marciano
Na lua tá rolando uma zona
Enquanto tem gente aqui dormindo na rua
Lá tem muita mordomia
Tem muito burguês aqui comprando alegria porque
Tá cada vez mais
artificial naturally



terça-feira, 12 de agosto de 2008

Gazeta Os Normais em 1ª Feira Literária do CELEM


Foi um sucesso!!!
Até 2007, ano desta divulgação na Feira Literária, nossas edições eram impressas. Quando neste ano (2008), tivemos aulas de Educação e Novas Tecnologias, no Curso Normal Superior, e aprendemos com a professora Jaqueline Leal, a importância da utilização de blogs para o "intercâmbio do saber".

Agosto!

Dois anos de Gazeta na área!

O que você gostaria de rever, ou detestou e gostaria de mudar?

Revirando nossos arquivos, retomamos uma matéria bem interessante, que nosso colega do Curso de Licenciatura em Biologia - C1, George Venas nos enviou. O texto problematizava o período de eleições vigente. "O essencial na hora da escolha dos representantes é a consciência dos interesses coletivos. A primeira providência que qualquer eleitor precisa tomar é procurar conhecer as propostas dos candidatos para escolher aquelas que melhor representem, de verdade, os interesses da sociedade". (Trecho da postagem).

Em nossa realidade, encontramos eleitores que estão realmente preocupados com o futuro da nossa cidade? Nossos conterrâneos estão cientes de como as questões globais têm repercussão no local?

Conheça melhor a galera do Normal

Sabe o que é?!
É que nossa galera não eh nada discreta e tão pouco modesta...




Mas falando sério... Foram nos dar o direito de ser a única turma de "Normal Superior" da UP... (Valew MEC!)




Vocês já devem conhecer o Joãozinho né?! ...Aquele da "amiga de conveniência", o único representante da classe masculina na turma: Val Teixeira.



As caçulinhas da turma... Dizem que elas são as "pedrinhas" no sapato da tutora :-)


Nossa Tutora:


>>> E Você? Conhece cada um de nós?!

Quem você gostaria de ver em destaque nas próximas postagens???

Trabalhos acadêmicos


Dúvidas?

Volta e meia, encontramos colegas aflitos com as atividades semanais, administração do tempo dedicado aos estudos; enfim... Também, encontramos aqueles que incrivelmente dispõem de tempo para tudo! Alguém aí conhece uma receita balanceada? Está precisando de alguma dica para realização de trabalhos?! Ótimo! Corre atrás!!! rsrs
Brincadeirinha! ...Estamos aí!

F O R M A T U R A!!!


Tem alguém perto de concluir por aí?!


O que acharam da nossa colação?


Como dirira nossa querida tutora Amélia Venas, "Ser pioneiro, tem lá suas vantagens e também suas desvantagens...".

É óbvio que muitas coisas que deram certo conosco, serão melhores para vocês e outras com pouco sucesso, não devem acontecer novamente... Então, comecem já a ajustar os cintos e embarcar com vontade nessa verdadeira aventura, que somente os heróis superam... Valeu pela companhia, mas isso não quer dizer que já acabou; é apenas o começo!

A Gazeta precisa de uma nova cara?!

E aí galera?! Reage!!!

Se vocês dos circuitos 2, 3, 4... Não agüentavam mais ver nossas caras de veteranos, reinando no espaço, querendo passar "trotes" nos mais novos... e não viam a hora de ver-nos fora!!! Chegou sua vez... Enquanto "Os Normais" do circuito 1, não começam a migração para Pedagogia, a UP é só de vocês... Aproveitem!

Mandem alguma postagem, falem qualquer coisa! Podem até dizer que sentem falta de nós! :-)

Abraços;-)

sábado, 5 de abril de 2008

Kd meu troco?


Olá Leitores Normais, agora blogueiros!

Lembram das perguntas que ficaram no ar, em nossa ultima edição?

Então, estamos de volta e cumprindo o prometido. O nosso colega Demétrio Oliveira, do Curso de Licenciatura em Biologia, prestigiou-nos com o resultado de sua pesquisa que segue:


Segundo o funcionário do Banco de Brasil, conhecido por Gil Pastor, os fatores que dificultam o troco no comércio, no próprio banco e em outras instituições, é o fato de os clientes e usuários de moedas guardarem-nas em cofrinhos e reservas, em suas residências. No entanto os bancos têm condições de suprir o comércio de moedas em qualquer município.
E também, o comerciante deve fazer uma reserva de moedas em seu estabelecimento, e mantê-la junto aos bancos.

GON - Quanto aos comerciantes, qual será sua estratégia para suprir a demanda dos trocos?

GP - Os comerciantes devem solicitar aos bancos em que mantêm sua contas, com ANTECEDÊNCIA, a quantidade solicitada por mês.

GON - É comum oferecer o troco de um centavo? Ou o próprio cliente já o despreza?

GP - O próprio cliente já despreza as moedas de 0,01 (um centavo).

GON - Esta questão tem prejudicado as vendas no comércio?

GP - Acredito que não deve prejudicar o comercio, pois os clientes têm solicitado aos bancos moedas para consumo.

Agora confiram a entrevista concedida pelo comerciante Istênio da Paixão Fonseca, da conhecida CASA DO FAZENDEIRO, localizada a pça Lineu Cerqueira da Silva:

GON - Qual é sua estratégia para suprir a demanda dos trocos? o senhor procura resolver este problema junto aos bancos?

IPF - Eu procuro trocar o dinheiro com antecedência, para que meu cliente não espere na hora do troco. Se nós comerciantes dependêssemos dos bancos em relação a dinheiro "miúdo", ficaríamos sem vender nada, porque os bancos nunca os têm, para trocar, principalmente de 2 e 1 real.

GON - Esta questão tem prejudicado as vendas no comércio?

IPF - Não. Porque eu procuro ter sempre o miúdo de sobra para que meu cliente não perca tempo.

GON - É comum oferecer o troco de um centavo? Ou o próprio cliente já o despreza?

IPF - Não. Geralmente o cliente o despreza e nos acabamos arredondando o valor para menos.
Ex:
10,30 = 10,00
2,53 = 2,50...