sábado, 4 de outubro de 2008

Profissão: Prefeito

Na ultima edição do Jornal da Globo (03/10/2008), vimos que dentre os 380 mil brasileiros que desejam cargo político, a maioria são prefeitos em exercício, que desejam a reeleição e já consideram o cargo de prefeito como profissão.

“As pessoas não se formam prefeito. Elas são prefeitos por um determinado período de tempo e, a partir daí, uma vez quando largam seus mandatos, quando voltam pra casa, reassumem sua profissão atual. Então política não é profissão. Política é representação e essa representação dura quatro ou no máximo oito anos”, esclarece Malmo Camargos, cientista político.
Já para vice-prefeito os agricultores (1.834) aparecem no topo seguidos pelos comerciantes (1732) e empresários (1151). “Quando você vai montar a sua chapa normalmente os candidatos pegam os vice mais populares que dêem entrada em áreas que eles não têm”, diz o cientista político.
A eleição para vereador é considerada a menos elitizada, a mais democrática de todas. A extensa lista de profissões tem professor, bombeiro, engenheiro, encanador, cabeleireiro e barbeiro, dona de casa, carpinteiro, coveiro, governanta, e aposentado.
“É mais fácil você ser vereador. É uma campanha mais barata, você precisa menos apoio político. Candidato a vereador tá mais próximo do cidadão comum”, explica Carlos Ranulfo, pesquisador e cientista político - UFMG.
A lei eleitoral não faz restrição às profissões. Qualquer um pode se candidatar. Só de agentes funerários, são 67 querendo ser vereador e dois, prefeito.

Disponível em: http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL784837-16021,00-PESQUISA+REVELA+QUAIS+SAO+AS+PROFISSOES+DOS+CANDIDATOS.html . Acesso: 04/10/2008.